Como usar plugin ACF
Como usar plugin ACF
Quanto precisamos um novo campo para artigos, ou páginas, ou qualquer outro custom post, podemos criar elas no código. Ou usar o plugin Advanced Custom Fields. Usar ele é muito fácil.
Primeiro, vamos instalar este plugins no nosso site. No campo de pesquisa de plugins digite ACF.

Instalamos e ativamos ele. No menu da esquerda vão aparecer Campos personalizados.
Vamos criar novo campo para nossos posts. Campo onde vamos colocar novo campo, chamado attached_file. Suponhamos que cada artigo vai ter algum arquivo para o usuário poder baixar.

Na localização vamos deixar o padrão de tipo de posta é igual a post. Mas se precisar criar campos para página, escolhemos Página, se tiver Woocommerce com produtos e precisa adicionar novo campo para produto, escolhemos Produto.

Agora, quando criamos novo post podemos anexar um arquivo nele. E como que ele irá aparecer na página?
Isso nós vamos definir no single.php, que é responsável para mostrar um único post. Dentro do loop do conteúdo, pode ser depois da função the_content(); vamos chamar a função get_field(). Dentro dessa função precisamos idenficar o nome (slug) do campo que criamos antes. Em nosso caso vai ser get_field(‘attached_file’); E para não dar nenhum erro, primeiro vamos verificar se existe alguns dados no banco referente este campo para poste atual. Lemrando que a função devolve o caminho absoluto para o arquivo no nosso site de WordPress. Então, colocamos ele dentro do tag a com parâmento download.
if ($posts->have_posts()) {
while($posts->have_posts()) {
$posts->the_post();
the_title();
the_content();
if(get_field('attached_file') {
echo '<a href="'.get_field('attached_file'). '" download>Baixar arquivo</a>';
}
}
}
Se tiver alguma dúvida, comente neste post.
Agora vai ser um texto que tem nada a ver com WordPress, só para completar a quantidade de palavras. Quem não quer ler, feche o artigo
Nos artigos curtos eu conto a minha experiência de vida no Brasil. Eu já disse aqui que cheguei morar no Brasil em 2014. Me casei com meu marido brasileiro, e em 2015 nasceu nosso russo-brasileiro. Ele tem todo charme do mundo, fala 3 idiomas, super inteligente, engraçado, carinhoso. Desde que ele nasceu a gente combinou que vamos usar três idiomas com ele. Eu falava russo, meu marido inglês e o resto da família português. Ele demorou para começar a falar. Mas quando começou, já começou a falar em 3 idiomas, misturando as palavras. Depois de algum tempo ele compreendeu que nem todos entendem ele assim. Começou separar português só para família brasileira, russo para mim, e inglês para pai dele. Com passado tempo ele viu que eu entendo e falo todos os idiomas que eles fala. E preferiu usar inglês comigo. Acho que por que é um idioma mais fácil de usar, não precisa fazer conjugações loucas, declinar palavras referente aos casos. Mesmo que ele fala bem russo, e me entende completamente, hoje prefere falar inglês comigo. Já com minha mãe, que só liga pelo Whatsapp, ele fala só russo. Ele sabe que ela não entende outras línguas. Isso é a nossa experiência com bilinguismo do nosso filhos. E até a próxima. O próximo post curto vai ter algumas outras histórias.