Blog

Como usar plugin ACF

plugins

Como usar plugin ACF

Quanto precisamos um novo campo para artigos, ou páginas, ou qualquer outro custom post, podemos criar elas no código. Ou usar o plugin Advanced Custom Fields. Usar ele é muito fácil.

Primeiro, vamos instalar este plugins no nosso site. No campo de pesquisa de plugins digite ACF.

Instalamos e ativamos ele. No menu da esquerda vão aparecer Campos personalizados.

Vamos criar novo campo para nossos posts. Campo onde vamos colocar novo campo, chamado attached_file. Suponhamos que cada artigo vai ter algum arquivo para o usuário poder baixar.

Na localização vamos deixar o padrão de tipo de posta é igual a post. Mas se precisar criar campos para página, escolhemos Página, se tiver Woocommerce com produtos e precisa adicionar novo campo para produto, escolhemos Produto.

Agora, quando criamos novo post podemos anexar um arquivo nele. E como que ele irá aparecer na página?

Isso nós vamos definir no single.php, que é responsável para mostrar um único post. Dentro do loop do conteúdo, pode ser depois da função the_content(); vamos chamar a função get_field(). Dentro dessa função precisamos idenficar o nome (slug) do campo que criamos antes. Em nosso caso vai ser get_field(‘attached_file’); E para não dar nenhum erro, primeiro vamos verificar se existe alguns dados no banco referente este campo para poste atual. Lemrando que a função devolve o caminho absoluto para o arquivo no nosso site de WordPress. Então, colocamos ele dentro do tag a com parâmento download.

if ($posts->have_posts()) {
    while($posts->have_posts()) {
        $posts->the_post();

        the_title();

        the_content();

        if(get_field('attached_file') {
              echo '<a href="'.get_field('attached_file'). '" download>Baixar arquivo</a>';
        }
    }
}

Se tiver alguma dúvida, comente neste post.

Agora vai ser um texto que tem nada a ver com WordPress, só para completar a quantidade de palavras. Quem não quer ler, feche o artigo

Nos artigos curtos eu conto a minha experiência de vida no Brasil. Eu já disse aqui que cheguei morar no Brasil em 2014. Me casei com meu marido brasileiro, e em 2015 nasceu nosso russo-brasileiro. Ele tem todo charme do mundo, fala 3 idiomas, super inteligente, engraçado, carinhoso. Desde que ele nasceu a gente combinou que vamos usar três idiomas com ele. Eu falava russo, meu marido inglês e o resto da família português. Ele demorou para começar a falar. Mas quando começou, já começou a falar em 3 idiomas, misturando as palavras. Depois de algum tempo ele compreendeu que nem todos entendem ele assim. Começou separar português só para família brasileira, russo para mim, e inglês para pai dele. Com passado tempo ele viu que eu entendo e falo todos os idiomas que eles fala. E preferiu usar inglês comigo. Acho que por que é um idioma mais fácil de usar, não precisa fazer conjugações loucas, declinar palavras referente aos casos. Mesmo que ele fala bem russo, e me entende completamente, hoje prefere falar inglês comigo. Já com minha mãe, que só liga pelo Whatsapp, ele fala só russo. Ele sabe que ela não entende outras línguas. Isso é a nossa experiência com bilinguismo do nosso filhos. E até a próxima. O próximo post curto vai ter algumas outras histórias.

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *