Blog

Conceitos “Headless WordPress”

Uncategorized

Conceitos “Headless WordPress”

O mundo moderno está cada vez mais digital e as empresas não podem ficar para trás. Uma das principais tendências para a próxima década é o “marketing multicanal”, ou seja, a presença da marca em todos os canais possíveis. Além de desktops e dispositivos móveis, os sites devem funcionar em relógios inteligentes, alto-falantes inteligentes, nas telas de simuladores, etc., etc.

Headless WordPress ajuda você a estar presente em todas as plataformas ao mesmo tempo. O marketing omnichannel fornece acessibilidade para os clientes, mas complica o fluxo de trabalho no lado do desenvolvimento. As empresas devem desenvolver sistemas separados para cada canal. Os desenvolvedores da Web estão procurando sistemas de gerenciamento de conteúdo “headless” para simplificar o marketing multicanal. Com um CMS headless, você pode gerenciar todos os seus canais a partir de um sistema centralizado. Isso não apenas reduz os custos, mas também permite uma operação mais eficiente, reduzindo o tempo e aumentando a automação.

O que é Headless CMS

Se você está construindo sites, provavelmente está familiarizado com o conceito de CMS. Um CMS tradicional gerencia tanto o front-end quanto o back-end, ou seja, tudo o que os usuários veem e tudo o que acontece nos bastidores – incluindo processamento de dados, armazenamento de dados e outras funções. No entanto, existe uma nova abordagem para gerenciamento de conteúdo chamada Headless CMS. Nele, o front-end e o back-end são separados um do outro, o que permite trabalhar com eles de forma independente.

O nome headless implica o seguinte: nosso front-end é o head, ele é separado e acaba sendo um CMS “headless”. Em um CMS headless, apenas o front-end é removido, deixando o back-end e a interface de programação de aplicativos (API). O CMS torna-se um repositório de conteúdo e depende de outros canais para entregá-lo. Os desenvolvedores podem criar quantos canais (ou “heads”) forem necessários (próprios para smartwatch, próprios para desktop, próprios para mobile). Enquanto isso, os criadores e editores de conteúdo podem continuar trabalhando como antes, sem interrupção.

Headless CMS vs. Decoupled CMS

No CMS desacoplado (ou CMS sem cabeça híbrido), o conteúdo é gerenciado separadamente do back-end. Ao mesmo tempo, o CMS desacoplado oferece ferramentas de apresentação de conteúdo, como modelos. Por outro lado, o Headless CMS é apenas uma fonte de dados. Consiste apenas em um back-end e depende de sua API para fornecer diferentes front-ends. Assim, a principal diferença entre o CMS sem cabeça e o CMS desacoplado é que o CMS desacoplado oferece mais flexibilidade na criação e gerenciamento de conteúdo graças aos modelos. Ao mesmo tempo, o Headless CMS oferece ainda mais flexibilidade, permitindo que os desenvolvedores criem vários canais front-end.

Headless WordPress

Headless WordPress apresenta uma nova maneira de usar o popular sistema de gerenciamento de conteúdo, WordPress, separando o front-end do back-end. Isso permite que os desenvolvedores tenham mais flexibilidade na criação de interfaces personalizadas, mantendo todos os recursos do WordPress CMS. Embora o WordPress não tenha sido originalmente concebido como um CMS sem cabeça, as tendências de desenvolvimento da Web em 2015 mostraram o potencial dessa abordagem. Em 2016, o WordPress criou uma API REST para permitir que o WordPress se tornasse um CMS sem cabeça. A funcionalidade principal do WordPress é preservada com a API REST, mas os recursos front-end, como o editor WYSIWYG, são deixados em segundo plano.

Arquitetura sem cabeça do WordPress

O sistema de gerenciamento de conteúdo do servidor e o aplicativo da web cliente devem ter uma conexão para se comunicarem entre si. É aqui que entra a interface do aplicativo (API). Uma API é uma maneira padronizada para o software interagir uns com os outros. Devido à importância das APIs no CMS headless, esses sistemas também são chamados de CMS API-first. O WordPress usa a API REST, uma API baseada na Web que permite que o software se comunique pela Internet usando endereços HTTP chamados endpoints. Os endpoints são como os endereços da Web que usamos para visitar sites e aceitam diferentes tipos de solicitações de APIs. No Headless WordPress, todas as funcionalidades do CMS estão disponíveis por meio de uma API, e os desenvolvedores podem criar um front-end usando qualquer linguagem de programação e qualquer biblioteca. Isso lhe dá a liberdade de criar um front-end que permite criar sites mais flexíveis e personalizáveis ​​que atendam às necessidades e requisitos de negócios individuais.

Benefícios do WordPress Headless

Simplifica a publicação de conteúdo em diversos canais. Você pode facilmente publicar conteúdo em várias plataformas. Com a automação no Headless WordPress, você pode gerenciar e publicar conteúdo em vários canais, incluindo sites, aplicativos, mídias sociais e até mesmo a Internet das Coisas (IoT). Você tem um painel de administração para adicionar conteúdo e muitos aplicativos diferentes para exibição (separadamente em relógios inteligentes, separadamente em um dispositivo móvel, separadamente em uma área de trabalho, etc.). Novos formatos de conteúdo são sempre interessantes e envolventes, especialmente se puderem aprimorar seu site ou aplicativo.

Headless CMS é um desses formatos que permite usar JavaScript e não se limitar a HTML. Isso abre muitas novas possibilidades para gerenciamento de conteúdo e desenvolvimento de sites.

Headless WordPress está se tornando uma ferramenta cada vez mais popular para criar sites e aplicativos móveis. Por que? Em primeiro lugar, graças à capacidade de gerenciar o conteúdo de uma fonte e distribuí-lo para diferentes canais. Além disso, graças à separação de front-end e back-end, você pode alterar as ferramentas de desenvolvimento a qualquer momento de acordo com suas necessidades e recursos disponíveis.

O WordPress sem cabeça também pode fazer o carregamento do seu site muito mais rápido. Separar o front-end e o back-end reduz a quantidade de recursos necessários para carregar um site no dispositivo do visitante. Além disso, não há atrasos associados aos plug-ins instalados que possam retardar o carregamento de páginas da web. Um site rápido pode melhorar drasticamente os esforços de otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

Headless CMS também oferece flexibilidade e funcionalidade. O conteúdo é fornecido por meio de uma API, para que os desenvolvedores possam escolher um front-end compatível com a linguagem de programação com a qual se sentem confortáveis.

Limitações do WordPress Headless

Headless CMS e Headless WordPress encontraram seu caminho para a criação de sites, lojas online, aplicativos da web e produtos como assistentes de voz ou quiosques digitais. No entanto, o CMS sem cabeça não é adequado para todos os sites. Por exemplo, se o seu site for atualizado periodicamente, o custo de usar um CMS headless pode superar os benefícios. Além disso, o WordPress sem cabeça requer um host separado: o servidor back-end deve suportar WordPress e PHP, e o servidor front-end deve funcionar com a tecnologia que você está usando. Se você não puder manter o Headless WordPress por conta própria, terá que contratar programadores para manter o site. Isso pode ser um processo caro e demorado. Finalmente, uma das limitações do WordPress headless é a falta de padronização. Como o conteúdo é servido por meio de uma API, cada desenvolvedor pode usar sua própria API. Isso pode criar problemas de compatibilidade e complicar o desenvolvimento.

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *